A Hirano School é uma escola construtivista, inspirada nos conceitos da abordagem Reggio Emilia.
Acreditamos que cada criança é única e, portanto, deve sempre ser tratada como única. Desta maneira, entender que sempre existem mil maneiras de aprender e enxergar o mundo nos traz mais próximo do universo dos pequenos e, assim, o aprender faz parte do brincar e vice e versa.
Aplicamos conceitos morais japoneses no nosso dia-a-dia (como pex, tirar os sapatos ao entrar na escola, sempre agradecer as bênçãos recebidas, respeitar as diferenças e os mais velhos, servir o próximo, reconhecer habilidades e limites, etc) porque acreditamos que o papel da Hirano School não se limita ao conteúdo programático imposto pelo MEC.
Visamos uma formação social e moral dos pequenos, dando meios para que os alunos se identifiquem, contextualizem-se, se reconheçam na sociedade inserida, entendam seu papel social, seus limites e suas capacidades, tenham julgamento critico, assim, se tornarão adultos felizes, determinados e sem limites para crescer e prosperar.
Visamos uma atmosfera de aprendizado cooperativo, trabalho em equipe, desenvolvimento emocional e troca de experiências. As crianças, assim como os educadores, são observadores, participantes e protagonistas em seu processo formativo e de suas produções individuais e coletivas, tornando o processo uma única engrenagem.
Acreditamos que através da arte e do mundo encantado da criança pode-se extrair como ela compreende o mundo. Por esses motivos, atividades de faz de conta, dramatização, pintura, caça ao tesouro, brincadeiras com mangueiras, música e psicomotricidade fazem parte da nossa rotina. Aprender é visto como um processo natural e leve a ser estimulado e guiado.
Além disso, a Hirano School aplica conteúdo programático bilíngue, de acordo com a nova Base BNCC e junto com língua inglesa, oferece educação infantil completa, preparando para certificação Cambridge e se comprometendo a alfabetizar e proporcionar meios para que as crianças saiam fluentes no inglês ao fim do Ensino Fundamental.