O que é uma escola internacional?
As escolas internacionais são escolas que utilizam idioma, calendário e grade curricular do país de origem. No nosso caso, desenvolvemos as habilidades linguísticas e culturais da língua inglesa. Os alunos estão expostos ao dioma diariamente, não só vivenciando as expressões e os vocabulários em situações reais e fluentes, mas a vida como ela é em sua cultura, valores e costumes. A criança é imersa na língua inglesa, aprende sem se preocupar com mecanismos linguísticos. Vivenciam situações e aplicam conhecimento de forma natural. Tudo é construído! A escola contempla currículo internacional de ensino, e os alunos terão opção de estudar fora do país.
Assim, na escola Hirano, temos o currículo bilíngue que segue ano internacional com início em agosto e termino em junho e o ano curricular exigido pelo Mec brasil com calendário nacional, ou seja, início em janeiro e termino em dezembro, assim, a criança poderá ingressar em qualquer escola que desejar continuar o estudo.
Por que escolher uma escola bilíngue?
Podemos destacar, entre os benefícios de uma escola bilingues no Brasil, a preparação da criança para o futuro. Afinal, com a globalização e a tecnologia cada vez mais presentes nos quatro cantos do planeta, é essencial pensar nas crianças como cidadãos do mundo.
A transformação do ambiente em que vivemos em um lugar melhor começa com a educação. Em uma escola bilingue os alunos são expostos a língua inglesa e capazes de se comunicar em ambas as línguas com naturalidae desde a pré- escola, nos idiomas português e inglês. Independentemente do tipo de escola escolhida por cada pai e mãe, este contato com diferentes culturas somente traz benefícios à criança, não somente preparando-a para a vida profissional, mas criando indivíduos conscientes das diferenças culturais e com uma mentalidade global.
Como funciona uma escola bilíngue?
A escola bilíngue é aquela que adota língua estrangeira como língua de imersão e comunicação diária. O conteúdo de aprendizagem é o mesmo conteúdo programado exigido pelo Mec de qualquer escola infantil, no entanto, tudo é lecionado em inglês.
Em soma ao conteúdo programático do Mec, a Hirano bilingua lschool ainda agrega conteúdo britânico da St John’s, lecionando ambos os conteúdos em conjunto, tornando-se mais completa com essa parceria internacional.
Como funciona a alfabetização na Hirano School?
A Hirano bilingualschool inicia a alfabetização em inglês e depois em português, através da construção do aprender pelas brincadeiras. Entender a linguagem da criança é papel fundamental da escola. Cada criança é única e deve ser tratada como única. Ouvindo as diversas linguagens da criança, a Hirano School optou por alfabetizar primeiro em inglês e depois em português.
Isso porque a língua materna da criança já é considerada língua de imersão no dia a dia, afinal, está presente em todos os ambientes fora da escola, e é, na maioria dos casos, a língua usual de casa.
De forma que, a criança tem início ao processo de alfabetização e letramento desde o nascimento com acesso a informações e escritas em português em todos os lugares que frequenta – pex placas de rua, mercados, tv, etc (mesmo sem entendimento) à escrita e aos sons da língua portuguesa.
Ao contrário da língua portuguesa, o inglês deve ser considerado língua de novo contato, no qual o pequeno ou pequena jamais foi exposto e por isso é necessário iniciar o processo de alfabetização antes, até porque ambos os processos (português e inglês, na letração, vão caminhar juntos).
Com base nisso, a Hirano bilingual School adota o inglês como primeira língua, para iniciar a alfabetização em inglês primeiro, assim, no início da letração, português e inglês estarão no mesmo estágio de aprendizagem e serão desenvolvidos pela criança de forma muito mais natural e prazeroso.
Qual a diferença entre alfabetização e letramento?
A alfabetização é o processo de aprendizagem onde se desenvolve a habilidade de ler e escrever, já o letramento desenvolve o uso competente da leitura e da escrita nas práticas sociais.
Então, uma das principais diferenças está na qualidade do domínio sobre a leitura e a escrita. Enquanto o sujeito alfabetizado sabe codificar e decodificar o sistema de escrita, o sujeito letrado vai além, sendo capaz de dominar a língua no seu cotidiano, nos mais distintos contextos.
Alfabetização | Letramento | |
Conceito | Alfabetização é o processo de aprendizado da leitura e da escrita. | Letramento é o desenvolvimento do uso competente da leitura e escrita nas práticas sociais. |
Uso | Uso individual da leitura e escrita. | Uso social da leitura e escrita. |
Individuo | Alfabetizado é o sujeito que sabe ler e escrever. | Uma pessoa letrada sabe usar a leitura e a escrita de acordo com as demandas sociais. |
Atividades envolvidas | Codificar e decodificar a escrita e os números. | Organizar discursos, interpretação e compreensão de textos, reflexão. |
Ensino | Deixa o indivíduo apto a desenvolver os mais diversos métodos de aprendizado da língua. | Habilita o sujeito a utilizar a escrita e a leitura nos mais diversos contextos. |
De acordo com Magda Soares, a diferença está no domínio que o sujeito tem sobre a leitura e escrita. O sujeito alfabetizado sabe ler e escrever, porém pode estar pouco habituado a usar essas habilidades no seu cotidiano. Já o indivíduo letrado possui domínio da leitura e da escrita nas mais diversas situações e práticas sociais.
O que é o processo de alfabetização?
A alfabetização é o processo de ensino e aprendizagem de um sistema linguístico e da forma como usá-lo para se comunicar com a sociedade.
Através da alfabetização, o sujeito será capaz de codificar e decodificar uma língua, aprendendo a ler e escrever. Esse processo também habilita o sujeito a desenvolver diversos métodos de aprendizado da língua.
O que é o processo de letramento?
Enquanto a alfabetização desenvolve a aquisição da leitura e da escrita, o letramento se ocupa da função social de ler e escrever.
O letramento é o estado que um indivíduo ou grupo social alcança depois de se familiarizar com a escrita e a leitura, possuindo uma maior experiência para desenvolver as práticas do seu uso nos mais diversos contextos sociais. Um indivíduo letrado é capaz de se informar por meio de jornais, interagir, seguir receitas, criar discursos, interpretar textos, entre outros.
Um indivíduo alfabetizado não significa necessariamente um indivíduo letrado. Do mesmo modo, um sujeito pode ser capaz de realizar determinadas atividades em seu cotidiano que necessitem do letramento.
O bilinguismo confunde a criança?
Não. Definitivamente não! O desenvolvimento da linguagem pela criança é um processo extremamente complexo. Apesar de toda essa complexidade, o que se observa é que todas as crianças passam por estágios semelhantes, aproximadamente no mesmo período da vida, independentemente da língua ou das línguas que estão adquirindo. Ou seja, as crianças balbuciam a partir dos 6 meses de idade, reconhecem os sons distintivos de seu ambiente linguístico por volta dos 10 meses, produzem as primeiras palavras entre o primeiro e o segundo ano de vida, iniciam as primeiras combinações de palavras já antes do final do segundo ano e, por volta do terceiro ano, começam a produzir frases estruturadas. E isso é o que ocorre também com crianças que são expostas a mais de uma língua na primeira infância. Elas passam pelos mesmos processos e estágios de aquisição da linguagem e tornam-se fluentes nas suas línguas maternas, desde que haja exposição e interação com adultos ou crianças mais velhas em quantidade e qualidade suficiente, aproximadamente no mesmo período. Em outras palavras, dentro do mesmo período de tempo que uma criança monolíngue leva para adquirir uma língua, as crianças bilíngues adquirem duas línguas e se tornam capazes de usá-las com propriedade e naturalidade, nas situações cotidianas mais diversas.
O que é uma escola multiages? Quais as vantagens?
Multiages é uma escola que possui salas com idades variadas. Isso quer dizer que na Hirano bilingual School as salas não são separadas por idade limitada a 12 meses, mas sim por período maior, nós acreditamos que os alunos são identificados por suas capacidades e habilidades. A escola deve ouvir a criança. A proposta é respeitar os limites e necessidades de cada criança e propor desafios de aprendizagem de acordo com o desenvolvimento da criança. Pensando nisso, as salas na Hirano bilingual School são dividas da seguinte forma durante o processo de letramento e alfabetização:
- Crianças de 1ano até 2 anos completo: C1
- Crianças de 2 até 4 anos completo: C3
- Crianças de 4 e 6 anos completos: C4
- Crianças de 6 a 7 anos completos: year 1
- Crianças de 8 e 9 anos completos: year 2
Nos demais períodos, as crianças trabalham e aprendem juntas. Os pequenos têm os maiores como exemplo, e assim se sentem estimulados e aprendem mais rápido. Os mais velhos, ao ajudarem os menores, entendem seu papel na sociedade que foram inseridos, setem-se úteis e reelaboram seus conhecimentos e a maneira de se relacionar com o outro e com o mundo que o cerca.
Com isso as crianças aprendem o que há de mais importante para a vida, como: trabalhar em grupo; respeitar a diversidade; compreender, criar e seguir regras; desenvolver a tolerância; sercidadão; perceber e verbalizar seus sentimentos; cooperar em vez de competir; resolver conflitos; lidar com frustrações; esperar a vez; saber ouvir e se expor perante um grupo; desenvolver a curiosidade científica e o prazer de aprender.
Veja que socializar é etapa de extrema importância no processo de letramento, forma indivíduos mais completos, adultos capazes de lhe dar com problemas de forma mais natural e por isso, entender e conseguir conviver com a diversidade de idades reproduz na escola a sociedade adulta que o pequeno irá enfrentar, p.ex., em uma empresa multinacional, temos que lhe dar com diferentes culturas, conceitos, ideias pré-concebidas, salários divergentes, conhecimentos diferentes, etc, todos em um mesmo ambiente de trabalho. No cotidiano a aprendizagem é compartilhada pelo grupo, juntos, formam equipe de trabalho e crescem em aprendizado e hierarquia empresarial.
No próprio mundo dos pequenos, eles socializam e brincam com crianças de várias idades, e respeitando um ao outro, monitorados, o convívio entre idades diferentes só tem a acrescentar
Como funciona o dia a dia na Hirano Bilingual School?
Durante o período em que a criança permanece na escola, ela percorrerá pelo máximo de ambientes possíveis. Cada oficina terá duração média de 45/60 minutos e então as turmas trocarão de sala de aula. A troca de ambiente é proposital, instiga a curiosidade, trabalha percepção e possibilidades de adequação. As oficinas são: esportes (ballet, crossfitkids, judô, movimento e coordenação, profissões e socialização, descoberta / matemática e ciência, alfabetização e letramento/português, sentidos e biologia, teatro, artes e colagens, reciclagens, horta, culinária, brincar, das aguas). O bilíngue é garantido pelo professor, mestre aprovado por Cambridge que a própria St John s seleciona e envia para Hirano School. Para cada sala de 14 alunos temos 1 professor bilíngue, 1 auxiliar de classe, 1 professor letrado. O que significa que a escola trabalha para 1 professor para cada 7 alunos e 1 auxiliar para 14 alunos. Além da coordenadora/diretora da St John s que cumpre grade de 40 hs/semana na escola e 1 diretora da Hirano School, que é responsável pelo cumprimento de matéria programática do mec e pelo projeto pedagógico extra curricular.
Período | Horário |
Manhã | 8:00 às 13h com entrada as 7:30 hs |
Tarde | 13:00 às 18 h com saída até 19 h |
Intermediário | 8:00 às 14:00 ou 11:30 às 17:30 |
Integral | 7:30 às 19:00 |
Estendido | 12:00 às 19:00 |